caramujo
caravela

Sines, é desde 12 de julho de 1997, uma cidade portuguesa. Situa-se na região do Baixo Alentejo e sub-região do Litoral Alentejano, pertencendo ao distrito de Setúbal. Sendo sede de concelho, com duas freguesias, tem como fronteiras; a norte e este o município de Santiago do Cacém, a sul o de Odemira e a oeste é banhado pelo Oceano Atlântico. O município de Sines tem a área de 203,30km² com 18 598 habitantes "Censos 2015 INE".
As actividades predominantes no concelho estão ligadas aos setores secundário e terceário, o primário que era pràticamente a principal fonte está atualmente com menor atividade.
Sines, passou a ser um centro industrial a partir de 80 com a construção de uma refinaria de petróleo, industrias da petroquímica, metalomecânica e de produção de vagões esta já com pouca ou nenhuma laboração. Tudo isto, é devido à construção de um porto comercial, pelo fato das águas serem profundas mesmo perto da costa, admitindo assim a atracagem de navios de grande tonelagem e cuja importância tem vindo a crescer principalmente a partir deste milénio.

vista-sines
freguesia-sines

É em 1999, que se dá início ao Festival Músicas do Mundo durante o mês de Agosto e foi um sucesso. Depois, passa para o mês de Julho e continua a ser um sucesso. hoje é um marco dos festivais anuais do país.

musicas

Ao nível do desporto, também a cidade sofre modificação. É inaugurada a Piscina Municipal no dia 16 de Julho de 2005, dando à população a hipótese de poder usufruir do espaço e aos atletas a oportunidade de melhorar os tempos.

piscina

Depois de alguns anos de controversia e paragem nas obras, o Centro de Artes de Sines teve a sua conclusão. É inaugurado primeiro a Biblioteca Municipal no dia 20 de Agosto de 2005, só em Novembro no dia 26 todo o resto é inaugurado. Nessa altura e no início do ano seguinte o Centro de Artes começa a funcionar regularmente, dando à cidade uma mais valia. Tem também ao longo destes anos ganho alguns prémios.

cas
cas-1

A Universidade Senior de Sines, nasce com o nome de "PROSAS" no ano de 2007. No entanto já no ano anterior tinha começado como Pólo da Asas. O início foi só com uma aula de introdução à informática e internet. Hoje já autónoma conta com várias disciplinas e com mais de uma centana de alunos.

prosas

Em 2008 é inaugurado o novo museu. Ele que estava a funcionar provisòriamente na Igreja da Nossa Senhora das Salvas, passa em definitivo para o castelo, para a Torre de Menagem. Para a inauguração esteve presente o Presidente da República Anibal Cavaco Silva.

museu

A Associação “Sines Surf Clube” foi criada no dia 20 de Agosto de 2008.O objectivo primordial é o de promover acções relacionadas com os desportos radicais: BTT, Skate e carrinhos rolamentos tendo especial incidência nos desportos náuticos como surf, bodyboard, longboard entre outros, tirando proveito da forte relação entre Sines e o Mar, como foi referido.
A associação é formada por um grupo de jovens sineenses e pretende contribuir para o desenvolvimento da Sociedade, do Desporto e da Cidade de Sines. Pretende-se com a sua actividade, principalmente junto das faixas etárias mais baixas, fomentar junto de crianças e jovens, a paixão pelo mar e actividades desportivas praticadas ao ar livre, em comunhão com a Natureza, favorecendo sempre a preservação do meio ambiente, inclusivamente através da promoção de acções de limpeza das praias e zonas limítrofes.

sines-surf

No local onde em tempos foi lançada aprimeira pedra para a construção do Estádio do Vasco da Gama, foi em 2013, inaugurado a construção do Pavilhão Multiusos. Este pavilhão é muitifuncional, tanto dá para desporto como para espectáculos.

pavilhao